Biografias
António Hernâni Cidade (1887-1975)
Professor, ensaísta, historiador e crítico literário

Natural do Redondo, distrito de Évora, foi professor, ensaísta, historiador e crítico literário. Iniciou estudos no seminário de Évora e seguiu, posteriormente, na Universidade Gregoriana de Roma, mas entrou em ruptura com a sua fé, resultando numa forte dualidade entre um agnosticismo intelectual e uma sensibilidade religiosa presente na sua obra ao longo da vida.

Frequentou o ensino laico e como Perfeito do Colégio Calipolense fez o curso superior de Letras e obteve, com distinção, a habilitação para o Magistério Secundário. Tomou posse como professor efectivo no liceu de Leiria a 9 de Novembro de 1914.
A 26 de Outubro de 1916 foi mobilizado e participou na Primeira Guerra Mundial, com grande firmeza e sentido do dever, distinguindo-se, sobretudo pela sua coragem ao serviço da paz e da dignidade humana, tendo lhe sido atribuída a Cruz de Guerra.
Preso pelos alemães, depois da batalha de La Lys, estudou a língua alemã e organizou conferências sobre literatura portuguesa no campo de prisioneiros. Foi Presidente da Liga dos Combatentes da Grande Guerra entre 1931 e 1934.
Em 1935 foi retirado da lista dos professores universitários demitidos, por intervenção directa, junto de Salazar, do Prof. Cordeiro Ramos, tendo se dedicado inteiramente à vida universitária, embora não deixando de manter uma forte solidariedade cívica, ora discreta ora pública, quando necessária.